Aprovação da proposta de alteração dos Indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial

Publicado em: 12/03/2021

Aprovação da proposta de alteração dos Indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial

Os membros da Diretoria Colegiada da ANS a 545ª Reunião Ordinária, definiram quanto a proposta de alteração dos Indicadores do Mapeamento do Risco Assistencial para fins de aplicação nos processamentos do programa a partir do 1º trimestre de 2021.

Na oportunidade Rogério Scarabel convidou a gerente de Monitoramento Assistencial, Flávia Tanaka, que contextualizou o tema. Ela apresentou os conceitos dispostos na RN 416/2016, explicando detalhes sobre o conjunto de ações de acompanhamento dos dados coletados nos diversos sistemas de informação da ANS para uma classificação estratificada das operadoras, segundo indícios de risco assistencial.

Flávia explicou que essa variação de risco é atualmente realizada a partir da análise de três dimensões:  assistencial (que contém um grupo de indicadores – tanto assistência médico hospitalar quanto odontológico), atuarial e de estrutura e operação dos produtos. Flávia ressaltou que o objetivo é promover a atualização desses indicadores conforme dispõe o Guia Técnico de Boas Práticas Regulatórias da ANS em consonância com recomendações da Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) da revisão periódica do arcabouço regulamentar. 

Em seguida, foram apresentadas a proposta de alteração das fichas técnicas para fins de aplicação nos processamentos do programa a partir do 1º trimestre de 2021. Após a apresentação da metodologia de revisão nas três dimensões, os cinco diretores aprovaram a proposta.  

Fonte: Portal ANS – Sobre a ANS | 12/03/2021.

Voltar